domingo, 3 de março de 2024

Nutrientes que melhoram a microbiota_ aminoácidos e os hidratos de carbono complexos

 

No seguimento do artigo anterior, iremos indicar e explicar quais os nutrientes mais indicados para a melhoria da nossa microbiota – este mês sobre os aminoácidos e os hidratos de carbono complexos.  Transcrição do livro “Não é Loucura, É Ansiedade” da Sophie Seromenho.

 

Aminoácidos

Aumentar a ingestão de certos aminoácidos pode melhorar o seu humor e o comportamento.

Comer alimentos ricos em glutamina pode ajudar a diminuir a fadiga e melhorar o funcionamento mental (está presente no espinafre cru e na salsa crua); a histidina (presente em arroz , no trigo e no centeio) pode melhorar/aumentar a perceção de prazer; a metionina (existente no feijão, ovos, peixe, alho, lentilhas, cebola, soja, sementes e iogurte) aumenta a força muscular; a taurina reduz as palpitações cardíacas, pelo que é aconselhável comeres mais ovos, peixe e carne; o triptofano é essencial na produção de serotonina para combater sintomas depressivos e insónia e estabilizar o humor (encontra-se no queijo, no peru, no arroz selvagem, no queijo cottage e na proteína de soja).

Por último, a l-teanina, sobretudo no chá verde, estimula a produção de ondas alfa no cérebro, à semelhança do que acontece durante a meditação profunda. O chá verde tem a capacidade de acalmar e manter o foco em simultâneo, de modo a aprimorar a tua capacidade de aprendizagem. Este aminoácido compara-se favoravelmente ao efeito calmante do Xanax, uma benzodiazepina muito utilizada em casos de ansiedade e insónia, com efeitos colaterais, incluindo a adição.

 

https://blog.vhita.com.br/aminoacidos-essenciais/


Hidratos de carbono complexos

Para funcionar o teu cérebro precisa de açúcar natural (glicose) de baixo índice glicémia, uma vez que é a glicose que vai ser queimada e utilizada como combustível. Grande parte dessa forma de açúcar é derivada de alimentos com hidratos de carbono complexos: cereais, aveia, cevada, pão integral, batata-doce, vegetais, frutas (especialmente toranja, papaia, quivi e frutos vermelhos), massas e arroz integral.

Os hidratos de carbono complexos são ricos em fibras (que contém pré-bióticos). Estas, por sua vez, exercem uma forte influência na composição da microbiota intestinal e, consequentemente, no metabolismo fermentativo intestinal, ajudando a regular o pH nos intestinos. Além disso, os hidratos de carbono complexos também aumentam os níveis de bactérias benéficas (probióticos), ajudam a controlar a glicemia no nosso sangue e a regular o nosso humor ao longo do dia.

 

https://diabeteslehti.diabetes.fi/sv/2020/12/15/fokus-pa-kolhydrater-och-fibrer/

Continuaremos na próxima newsletter.

Sem comentários:

Enviar um comentário