Campanha
da Sociedade Portuguesa da Pneumologia
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia lançou
uma campanha nas
redes sociais, divulgando uma série de imagens e vídeos dirigidos
aos jovens, com mensagens claras e impactantes sobre os novos produtos do
tabaco/nicotina e o marketing perverso da indústria que alicia crianças e
adolescentes nas redes sociais a usar estes produtos.
Queremos ajudar a construir uma geração mais
consciente e livre do marketing predatório da indústria do tabaco/nicotina e da
dependência da nicotina. Preocupantemente, o cérebro das crianças e
adolescentes, ainda em desenvolvimento, é particularmente vulnerável à nicotina
e outras substâncias aditivas.
O risco de dependência nicotínica depende sobretudo
da idade de experimentação e uso. Assim, quando as crianças e jovens
experimentam produtos de tabaco e nicotina, facilmente se tornam dependentes,
levando ao consumo repetido e regular, além de abrirem caminho para
experimentarem outras substâncias psicoativas, como cannabis, cocaína,
etc. A dependência pode ser considerada como o pior malefício do uso de tabaco
e nicotina, pois é por serem dependentes que os fumadores e vapers persistem
no uso regular e continuado ao longo de anos e décadas e têm muita dificuldade
em cessar; e consequentemente podendo adoecer e morrer prematuramente.
Sem comentários:
Enviar um comentário