terça-feira, 5 de agosto de 2025

Distúrbios do sono na infância Narcolepsia Sonolência Diurna

 

Patologia do sono que se traduz numa sonolência excessiva diurna, que aparece como ataques de sono súbitos, irresistíveis e incontroláveis.

Sintomas:

O pequeno é invadido por um sono excessivo, em pleno dia.

Por vezes, é acompanhado de paralisia de alguns músculos da face ou das pernas, podendo levá-lo a cair “como se de um boneco se tratasse.

Causas:

O despertar de ataques surge, muitas vezes, após emoções fortes, sejam elas boas ou más, privação de sono, stress ou outras. Contudo, como afirma o especialista: “É uma doença que se acredita ter uma informação genética.”

Diagnóstico:

Habitualmente, o diagnóstico é tardio, pois no início os sintomas confundem-se com preguiça.

O diagnóstico só poderá ser feito, com certeza, em clínicas de sono “que, para além de uma polissonografia, procedem a outros testes, como o de latência múltipla do sono,”

Tratamento:

A narcolepsia tem tratamento, “se bem que nem sempre seja fácil conseguir controlar os efeitos colaterais,” acrescenta.

https://www.escolavirtual.pt/Blogue/Artigos/narcolepsia-quando-o-sono-e-demais.htm

Como acabar com os TERRORES NOTURNOS. (2003). CRESCER, 30-31.

Análise da diretiva europeia sobre produtos de tabaco março 2014

 

Diretiva Produtos do Tabaco (2014/40/UE), que entrou em vigor em 19 de maio de 2014, é aplicável nos países da UE desde 20 de maio de 2016. A diretiva estabelece as regras aplicáveis ao fabrico, apresentação e venda de produtos do tabaco e produtos afins, nomeadamente cigarros, tabaco de enrolar, tabaco para cachimbo, charutos, cigarrilhas, tabaco sem combustão, cigarros eletrónicos e produtos à base de plantas para fumar.

Mais especificamente, a diretiva:

  • proíbe os cigarros e o tabaco de enrolar com aromas distintivos
  • exige que a indústria do tabaco transmita aos países da UE uma lista dos ingredientes utilizados no fabrico dos seus produtos do tabaco
  • exige que as embalagens dos produtos do tabaco e produtos afins tenham advertências relativas à saúde, estabelecendo que as advertências combinadas (imagens, texto e informações sobre como
  • deixar de fumar) devem cobrir 65% das faces dianteira e traseira dos maços de cigarros e das embalagens de tabaco de enrolar
  • estabelece as dimensões mínimas das advertências e proíbe as embalagens de pequena dimensão para determinados produtos do tabaco
  • proíbe a presença de elementos publicitários ou que possam induzir em erro nas embalagens de produtos do tabaco, cigarros eletrónicos e produtos à base de plantas para fumar
  • introduz um sistema de localização e seguimento em toda a UE para combater o comércio ilícito de produtos do tabaco
  • autoriza os países da UE a proibir a venda na Internet de tabaco e produtos afins
  • estabelece requisitos de segurança, qualidade e notificação para os cigarros eletrónicos
  • obriga os fabricantes e os importadores a notificar aos países da UE os novos produtos do tabaco antes da respetiva introdução no mercado europeu

https://health.ec.europa.eu/tobacco/product-regulation_pt  

A análise de mais de 500 documentos associados ao processo de revisão da diretiva, que durou cinco anos, permitiu verificar uma forte influência do lóbi da indústria ao mais alto nível do poder político e legislativo da União Europeia.

A pressão concertada e em grande escala das tabaqueiras – só a Philip Morris Internacional destacou 160 lobistas para esta ação – acabou por dar frutos: por exemplo: as duas propostas que mais desagradavam à indústria, a descaraterização das embalagens e a proibição de as exibir no local de venda, foram banidas. Ambas as medidas são defendidas por especialistas de saúde como desincentivo ao tabagismo (Testesaúde114, 2016).

Diário da Coach Cláudia Ganhão Sete mudanças

Apostar nas seguintes sete mudanças vai conseguir ajudá-lo a lidar melhor com as suas emoções:

  • 1.     Clareza sobre o que é essencial

este é o primeiro passo para qualquer mudança, a clareza e a consciencialização do que é efetivamente essencial na vida, pois só assim deixamos de ser afetados por “coisinhas” de menor importância.

  • 2.     Ressignificar o que nos acontece

Dar um novo significado ou sentido ao que acontece na nossa vida, que possa fazer a pergunta certa: para quê? Esquecendo o porquê?

  • 3.     Flexibilidade

No fundo, é a capacidade de aceitar e nos adaptarmos ao que nos acontece. Deixo-lhe esta questão: quer ser feliz ou ter razão?

  • 4.     Autocuidado

Isto passa por nutrir o nosso ser de forma holística: física, mental e emocional. Um corpo cuidado, uma mente saudável e estado emocional tranquilo, permite-nos ter respostas emocionais mais assertivas.

  • 5.     Praticar a gratidão

Ser grato é a arte de agradecer pelo que já temos, para que os caminhos se abram e consigamos estar disponíveis para receber, mesmo algo que possa ser desafiante.

  • 6.     Simplificar

É um dos meus verbos preferidos, porque, quando simplificamos tudo à nossa volta, temos abertura para lidar melhor com o que nos acontece.

  • 7.     Parar e pensar

Este último ponto parece um pouco absurdo, eu sei, mas a grande maioria de nós tem o piloto automático constantemente ligado, tomando por isso decisões sem reflexão e/ou análise. Então a minha proposta é para e pensar sempre antes de fazer qualquer escolha ou mudança na nossa rota. (Ganhão, 2024)