sábado, 4 de janeiro de 2025

Avaliar a sua ansiedade com o questionário de Rojas – sintomas de conduta

Enrique Rojas desenvolveu um questionário para avaliar a ansiedade com diferentes categorias, a newsletter de dezembro vai apresentar quais as perguntas relacionadas com a categoria: sintomas de conduta.

Instruções: responda às seguintes perguntas em relação aos sintomas que tenha notado durante os últimos três meses. Coloque uma cruz na coluna do Sim quando tiver notado esse sintoma; avalie o grau da sua intensidade (I) de 1 a 4 (1: intensidade ligeira; 2: intensidade média; 3: intensidade alta; 4: intensidade grave, a mais intensa).

Se não sente os sintomas referidos, ponha uma cruz na coluna do Não.


 

TerDeixardeFumar - a nossa consulta

 DEIXAR DE FUMAR COM LASERTERAPIA

A terapia para Deixar de Fumar da TerLaser consiste na estimulação de determinados pontos auriculares, rosto e testa através da utilização de um laser terapêutico de baixa intensidade (LLLT – 50mW). O efeito do tratamento incide sobre os sintomas físicos de abstinência da falta de nicotina (ansiedade, irritabilidade, stress), diminuindo-os ou eliminando-os, tornando a fase inicial da cessação tabágica mais fácil e aumentando as possibilidades de sucesso.

A consulta tem a duração média de 90min e é dividida em três partes.

ACOMPANHAMENTO

Durante os 3 meses seguintes após a consulta para Deixar de Fumar/Redução de Apetite tem a possibilidade de efetuar um novo tratamento sem custo no caso de necessidade.

Cada pessoa é um caso, durante os 3 meses seguintes após a consulta para Deixar de Fumar será acompanhado (por telefone) pelo seu terapeuta, dando-lhe conselhos e sugestões a nível alimentar e gestão do dia a dia.

A CONSULTA – 90’

1ª Parte – O conhecimento do ex-fumador – 20’

Preenchimento da ficha do paciente, onde se pretende conhecer o perfil do fumador, hábitos de consumo, há quantos anos fuma, porque quer deixar de fumar, rotinas, etc. (Queremos conhecê-lo/a para poder personalizar e adequar as estratégias em função da sua personalidade e vida que tem).

Explicação em detalhe, o tratamento de Laser terapia, efeitos e contraindicações (epilepsia, uso de pacemaker, hipo e hipertiroidismo, gravidez até às 12 semanas e tumor maligno na região irradiada).

2ª Parte – Terapia Cessação Tabágica – 50’

Nesta parte é realizada a laser terapia, com uma duração média de 50 minutos. O ex-fumador deita-se confortavelmente numa marquesa, recebendo o tratamento relaxante e tranquilizador. Durante o tratamento poderá conversar com o seu terapeuta ou apenas desfrutar da terapia. Vai gostar bastante desta experiência.

3ª Parte – Elaboração de estratégias para os dias seguintes – 20’

A última parte consiste na análise de comportamentos diários, agora sem tabaco. Damos sugestões e elaboramos consigo uma estratégia personalizada para gerir o seu dia-a-dia sem tabaco. Apresentamos soluções para lidar com o stress, nutrição e comportamentais para estar preparado e seguro na nova etapa mais saudável.


REDUÇÃO DE APETITE COM DEIXAR DE FUMAR

REDUÇÃO DE APETITE – 15’

A laser terapia para redução de apetite é sempre feita em simultâneo com a consulta para Deixar de Fumar, sendo estimulados pontos auriculares relacionados com o apetite e a ansiedade.

A redução de apetite, serve para controlar a ansiedade alimentar não é para emagrecer. A laser terapia para redução de apetite é dada a conhecer  na 1ª parte da consulta para Deixar de Fumar, sendo feita na 2º parte, a qual acresce 15’ ao total da consulta inicial.

Serão também adequadas estratégias alimentares personalizadas, com conselhos e sugestões que lhe vão permitir atingir dois objetivos em um: Deixar de Fumar e não ganhar peso!

A TerLaser e a sua equipa não usam terapias não convencionais ou especialidades paramédicas sob a lei destes sistemas curativos.   Os resultados variam de pessoa para pessoa, de acordo com o metabolismo e condição física de cada um.

https://www.terlaser.com/deixar-de-fumar/

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Mudanças Organizacionais – Exemplo na Neonatologia

 

Matthew Walker no livro “Porque dormimos?” dá mais um exemplo de como se pode melhorar a qualidade do sono neste caso nos pequenos recém-nascidos.

Compreender as diferentes etapas do desenvolvimento visual do feto e recém-nascido é importante para desenvolver estratégias que o protejam e estimulem. A diminuição da intensidade luminosa está associada a uma otimização do crescimento físico e a uma maior estabilidade hemodinâmica, respiratória e motora nos recém-nascidos prematuros[1].

Manter um bebé vivo e saudável é um perigoso desafio. A temperatura corporal instável, o stresse respiratório, a perda de peso e as taxas altas de infeções podem conduzir à instabilidade cardíaca, a problemas no neuro desenvolvimento e à morte.

Nesta fase prematura da vida, os bebés deviam dormir a maior parte do tempo, tando de dia como de noite. No entanto, na maior parte das unidades de cuidados de neonatologia, as luzes fortes continuam frequentemente ligadas durante a noite toda, enquanto as luzes fortes do teto atacam as pálpebras delicadas dos bebés durante o dia. Imagine tentar dormir com luzes a brilhar sobre si durante as 24 horas do dia. não é surpreendente que os bebés não durmam bem nestas condições.

 


Nos últimos meses alcançamos descobertas preliminares nas investigações feitas a unidades de neonatologia que implementaram iluminação difusa durante o dia e escuridão quase absoluta durante a noite. Sob estas condições, a estabilidade, o tempo e a qualidade do sono melhorou.

Consequentemente, foi atingido um aumento de 50 s 60% do peso dos bebés internados e uma quantia significativa da saturação de níveis de oxigénio do seu sangue, relativamente aos prematuros cujo sono não foi priorizado e regularizado. Melhor ainda, os bebés prematuros que dormiram bem também tiveram alta do hospital cinco semanas antes dos restantes!

Seguem alguns links onde se podem encontrar estudos sobre a importância da alteração das condições estruturais das salas de neonatologia:

https://www.spp.pt/userfiles/file/protocolos/luz_ucin.pdf

https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/7301/1/SaraLuisaGoncalvesMonteiro_RM.pdf

https://www.grupohpa.com/pt/servicos/pediatria/departamento/neonatais/