Imagine o seu organismo como uma fábrica, composta por vários funcionários. sempre que um deles reforma, entra outro. Até que um dia o organismo deixa de conseguir "contratar" novos colaboradores. O que acontece à fábrica? Produz menos e até deixa de funcionar. O mesmo acontece no nosso organismo: à medida que a idade avança, a taxa de renovação celular vai diminuindo até atingir um limite que não é simultâneo para todas as células, "as da Pele" por exemplo, envelhecem mais cedo, isto é atingem mais facilmente esse limite, que pode ser mais ou menos precoce, maior ou menor, em função do nosso "estilo de vida", reforça Luis Romariz, médico especialista em medicina antienvelhecimento. "A origem do envelhecimento é multifactorial, mas o estilo de vida influenciá-lo-á em cerca de 70 a 80 por cento" diz Manuel Pinto Coelho, médico especialista em medicina antienvelhecimento.
O QUE NOS ENVELHECE?
Ao contactarem com o oxigénio, as células sofrem alterações, dando origem à oxidação. Deste processo, resultam radicais livres, moléculas que estão na origem do envelhecimento. Estes são alguns dos seus agentes:
Sol
É essencial para a vitamina D, mas o excesso, promove a oxidação das estruturas da pele.

Tabaco
As substâncias oxidantes a que dá origem espalham-se pelo organismo, lesando as membranas celulares.

Álcool
Quando o fígado o processa, é obrigado a fabricar radicais livres.
Poluição, Stresse adrenérgico, Açúcar, Gordura má, Inflamação silenciosa, Desequilíbrios hormonais, Resistência à insulina, Stresse oxidativo ..
Fonte: Revista
prevenir pág 115, junho 2016
Sem comentários:
Enviar um comentário