quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Avaliar a sua ansiedade com o questionário de Rojas

Enrique Rojas desenvolveu um questionário para avaliar a ansiedade, a newsletter de novembro vai apresentar quais as perguntas relacionadas com os sintomas físicos e assim dessa forma poderá avaliar quais são as situações que provocam mais ou menos ansiedade.

Instruções: responda às seguintes perguntas em relação aos sintomas que tenha notado durante os últimos três meses. Coloque uma cruz na coluna do Sim quando tiver notado esse sintoma; avalie o grau da sua intensidade (I) de 1 a 4 (1: intensidade ligeira; 2: intensidade média; 3: intensidade alta; 4: intensidade grave, a mais intensa).

Se não sente os sintomas referidos, ponha uma cruz na coluna do Não.


 

Mudanças Organizacionais – Exemplo da seguradora Aetna

 Matthew Walker no livro “Porque dormimos?” dá um exemplo de como é possível atingir uma reforma do sono no local de trabalho.

“A gigantesca seguradora Aetna, que tem quase 50 mil funcionários, instituiu uma opção de receber um bónus por dormir mais, com base nos dados obtidos por um medidor de sono. Como o CEO da empresa, Mark Bertolini, descreveu: “Estar presente no local de trabalho e tomar decisões está intimamente relacionado com os valores da nossa empresa.” E acrescentou: “ Uma pessoa não pode estar preparada se estiver meio a dormir.” Se os funcionários conseguirem atingir os valores de sono proposto durante 27 noites seguidas, recebem um bónus de 25 dólares por noite, ou até um máximo total de 500 dólares.

Alguns podem desdenhar do sistema de incentivos de Bertolini, mas desenvolver uma nova cultura empresarial que toma conta de um ciclo de vida inteiro de um funcionário, de noite e de dia, é tão economicamente prudente como compassivo. Bertolini parece saber que o valor bruto dos benefícios para a empresa que um funcionário representa é considerável. O retorno do investimento no sono em termos de produtividade, criatividade, entusiasmo no trabalho, energia e eficiência – já para não falar da felicidade, que faz com que as pessoas queiram trabalhar na sua empresa e ficar lá – é inegável.

Bertolini ultrapassa as noções erradas sobre como é melhor sobrecarregar os funcionários com dias de trabalho mais de 8 horas, esgotando-os num modelo de disponibilidade e produtividade cada vez mais baixa, recheada de faltas por doença, enquanto se institui uma moral baixa e grandes taxas de mudança de funcionários.

https://oglobo.globo.com/economia/negocios/seguradora-americana-paga-990-para-funcionarios-dormirem-19726896

Dia Nacional do Não Fumador – 17 de novembro

 

A Fundação Portuguesa de Cardiologia assinala o Dia Nacional do Não Fumador, celebrado a 17 de novembro, com uma nova campanha de sensibilização, dirigida a adolescentes entre os 12 e os 15 anos.

Sob o lema “Não fiques preso a este vício”, o principal objetivo desta iniciativa passa por alertar os adolescentes para os malefícios do tabaco, com especial foco na saúde cardiovascular, relembrando que  fumar causa dependência como outra droga e que o melhor é mesmo nem começar.

A própria campanha envolveu a participação de jovens, já que a sua elaboração ficou a cargo da Escola Profissional de Imagem, nomeadamente, dos alunos da turma do 2º ano de Design Gráfico (ano 2014/2015), que foram desafiados a criarem um cartaz no âmbito do Dia Nacional do Não Fumador. Um dos cartazes apresentados foi o selecionado e um segundo deu origem ao vídeo da campanha, que conta também com um banner e com um folheto informativo.  As áreas de formação de Fotografia, Som e Interpretação, estiveram também envolvidas na produção da campanha.


E foram várias as escolas e agrupamentos que comemoraram este dia com diversas atividades de sensibilização. Por exemplo:



https://externatosantamargarida.pt/dia-do-nao-fumador/



https://esbn.pt/17-de-novembro-dia-do-nao-fumador/

https://portal.aesct.pt/dia-mundial-do-nao-fumador-2/

 

José Manuel Reis Ferreira – Médico Pneumologista – Membro do Conselho Geral da FPC

Fundação Portuguesa de Cardiologia 
www.fpcardiologia.pt

Passa a seguinte mensagem:

 

Em Portugal, o tabaco está a ser mais utilizado

A 17 de novembro celebra-se no nosso País, já há 39 anos, o Dia do Não Fumador. Mas, com todos os esforços desenvolvidos, a promoção do tabaco, atualmente consumido de diversas formas, mais ou menos camufladas e aromatizadas, continua a funcionar melhor do que os avisos e conselhos para não iniciar o hábito ou, pelo menos, cessar de fumar o mais cedo possível.

Segundo o V Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral 2022, promovido pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), há mais pessoas expostas ao tabaco em 2022 do que em 2017.

Numa altura em que se discute nova Lei de controlo da venda do tabaco e seus derivados a jovens e de contenção da exposição ao fumo de tabaco em Sociedade, não podemos deixar de alertar para esse revés da promoção da saúde em Portugal.

AFASTE DE VEZ O TABACO DA SUA VIDA!