domingo, 4 de agosto de 2024

App para Doentes com DPOC

 

A  doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), que já é a terceira causa de morte no mundo, tem como principal fator desencadeador o fumo de tabaco.

A RESPIRA, Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras doenças crónicas, lançou a aplicação MYO2APP, dirigida aos seus associados e doentes com DPOC e respetivos cuidadores, congregando todos os seus conteúdos numa única plataforma digital. Esta aplicação para telemóvel é gratuita, de acesso livre e compatível com iOS e android.

 

https://tempodepartilhar.pt/associacao-respira-lanca-aplicacao-myo2app-para-consciencializar-os-mais-novos-sobre-a-doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-dpoc/

 

http://www.respira.pt/

 

Diabetes tipo 2 e distúrbios de sono

 

De acordo com a Sleep Foundations, aproximadamente uma em cada cinco pessoas com diabetes tipo 2 tem síndrome das pernas inquietas, que se carateriza por formigueiro ou dormência nas pernas que podem interferir no sono. Já a síndrome de apneia obstrutiva do sono é um distúrbio no qual uma pessoa para momentaneamente de respirar em intervalos recorrentes durante a noite.

Esses lapsos respiratórios causam micro despertares (despertares muito breves) que interferem na progressão natural nas fases do sono e prejudicam a qualidade do sono.

Os sinais que podem indiciar que apneia está presente são geralmente um ressonar alto e contínuo, sonolência durante o dia e interrupções na respiração durante o sono detetadas por outra pessoa.

Apneia do sono

Em doentes com diabetes tipo 2 é normal que o médico tente perceber se há também apneia do sono e vice versa. Podem ser levados a cabo exames simples para perceber se existe doença metabólica e se os níveis glicémicos do doente estão elevados.

As recomendações para o tratamento da apneia obstrutiva do sono passam pela redução do peso em pessoas com excesso de peso e obesidade, pela redução de consumo de álcool e pelo uso de aparelhos CPAP (Continuous Positive Airway Pressure), dispositivos usados para manter uma pressão regular sobre as vias aéreas mantendo-as abertas.

 


https://www.sleephealthfoundation.org.au/sleep-topics/diabetes-and-sleep

 

Revista Farmácia de Março/Abril 2023

Controlar a ansiedade nos diabetes com exercício físico

 

O exercício físico pode ajudar a prevenir problemas de ansiedade e melhorar sintomas de várias doenças de foro psicológico. É aliás comum que profissionais de saúde prescrevam a prática de exercício físico como parte integrante do tratamento para a ansiedade.

 

Por isso, ainda que a relação entre  a ansiedade e exercício físico seja relevante para todos, ainda mais para doentes com diabetes.

 

Os benefícios

O exercício físico é uma forma eficaz de prevenir complicações da diabetes e de controlar os níveis de glicemia (a quantidade de açúcar no sangue).

O exercício é benéfico porque vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células. Se fizer controlo da glicemia antes e depois da prática de exercício vai facilmente perceber os seus benefícios. É que quando faz exercício está ainda a aumentar a utilização da glicose nos músculos.

Logo após, a glicémia tem tendência a baixar.

Se for feito com regularidade, o exercício físico também vai contribuir para reduzir a gordura visceral. Dessa forma, diminui a insulinorresistência, ou seja, melhora a ação da insulina no organismo.

Efeitos da ansiedade

A ansiedade pode afetar os níveis de açúcar no sangue.

Ainda que a investigação não seja clara na forma como isso acontece. Em algumas pessoas, os níveis aumentam, enquanto noutras diminuem.

Um estudo do Reino Unido mostra que há relação entre a ansiedade ( e outros problemas de saúde psicológica) e diabetes, especialmente nos homens.

Outras pesquisas demonstram, , por exemplo, que os doentes com diabetes tipo 1 tendem os efeitos físicos que se manifestam no corpo quando está presente uma determinada dose de stress.

 

Fazer yoga ou Tai-chi

Promovem o relaxamento e são um antídoto contra a ansiedade.

 

Yoga

É uma atividade física que se baseia em relaxamento e canalização de energia. As pessoas que sofrem de ansiedade irão beneficiar dos exercícios respiratórios e de foco anterior.

Vários estudos demonstram mesmo que, entre os praticantes, os níveis de ansiedade diminuíram substancialmente.

 

Tai – Chi

É uma antiga arte marcial chinesa. Combina meditação e respiração rítmica numa série de movimentos e poses de corpo, coordenados e graciosos.

Está provado que o tai-chi ajuda a reduzir o stress e a ansiedade.

 

https://www.facebook.com/joanabernardes.acupuntura/photos

 

Revista Farmácia de Março/Abril 2023