segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Sabia que fumar acelera a perda de visão?

 

Quantas vezes já ouviu dizer que o tabaco danifica os pulmões? Certamente já perdeu a conta, mas o que pode ainda não saber é que afeta a visão. O fumo contém pelo menos 4.000 substâncias venenosas, muitas das quais danificam os tecidos oculares.

 

Irrita os olhos e é responsável por grande parte das alterações crónicas com exceção do glaucoma de ângulo aberto e da retinopatia diabética. Isso ocorre porque esses compostos danificam o nervo ótico, bloqueando o fluxo sanguíneo e impedindo a oxigenação adequada.

 

Segundo o Pubmed, portal de referência bibliográfica em ciências da saúde dos Estados Unidos, o tabagismo acelera as principais causas de perda grave da função visual. Entre eles, cegueira e degeneração macular relacionada com a idade.

 

Esses não são os únicos efeitos relacionados com o tabagismo. Também piora o prognóstico de outras patologias comuns, como: neuropatias óticas, retinopatia isquémica, uveíte e doença ocular tiroideia.

 

Como influencia a catarata?

Tal como acontece com o resto do corpo, a nicotina e outros produtos do tabaco aceleram o metabolismo celular. Isso faz com que envelheçam mais rápido e a opacidade da lente apareça antes do tempo.

 

A razão é que fumar aumenta a produção de radicais livres nos olhos, o que danifica os lipídios e as proteínas. Isso favorece a formação de depósitos na superfície cristalina e leva ao desenvolvimento de catarata.

 

Degeneração macular

O processo de oxidação acelerado produz degeneração macular mais facilmente. Este é um distúrbio degenerativo que destrói o centro da retina. O que por sua vez causa perda de visão severa.

 

Se é fumador, o risco de sofrer com isso é até quatro vezes maior em comparação com quem não tem o hábito, segundo a Academia Americana de Oftalmologia. Porquê? Os vasos sanguíneos na membrana contraem-se e a pressão sanguínea pode aumentar.

 

Além disso, os fumadores têm os níveis mais baixos de pigmento macular. São estes que protegem os tecidos sensíveis à luz dos raios ultravioleta. Ter menos carotenóides, como luteína e zeaxantina, significa mais perigo.

Outro efeito possível é o descolamento de retina. Qual é a razão? As artérias e veias dos olhos ficam mais fracas quando estão inchadas. Portanto, são suscetíveis a romper e a derramar líquido.

 

Acidentes vasculares oculares

Como o consumo de tabaco afeta a circulação, também potencializa os acidentes vasculares oculares. A neuropatia ótica isquémica está entre as mais comuns, é um enfarte do nervo ótico causado pelo entupimento das artérias.

Essa condição gera uma perda significativa do campo visual, normalmente irrecuperável. Outra causa da obstrução dos vasos, por onde o sangue chega aos olhos e ao cérebro, pode ser a retinopatia isquémica.

Esta síndrome ocular manifesta-se pela perda gradual do sentido da visão e às vezes repentinamente. É acompanhada de pressão intraocular elevada, dor forte e contínua na região orbitária.

 

Outros problemas oculares

Há outra série de distúrbios cujo aparecimento ou agravamento tem a ver com o facto de fumar charutos, cigarros ou cachimbos. É provável que tenha um deles e não saiba. Se não, é melhor se antecipar e prevenir, com a ajuda de um especialista na área. Entre estes:

 


Olho seco

síndrome do olho seco afeta toda a superfície ocular e é causada pela falta de lágrimas ou pela má qualidade das mesmas. O fumo do tabaco é muito irritante e aumenta a secura, mesmo em fumadores passivos.

 

Orbitopatia da tiróide

Também conhecida como Oftalmopatia de Graves, esta doença altera os tecidos que circundam o olho. A sua evolução é sempre pior em pacientes fumadores. O dano é cumulativo, então quanto mais fumar, maior o risco.

 

Uveíte

Ocorre quando a úvea ou camada intermediária entre a retina e a esclera incha. Compostos nocivos causam essa reação e danificam tanto a íris quanto o corpo ciliar. As consequências são: olhos vermelhos, dor e dificuldade visual.

 

Retinopatia diabética

Embora a diabetes cause esta doença, fumar agrava os problemas de visão associados à retinopatia diabética. Quanto? Deterioração dos vasos sanguíneos da referida membrana. O resultado é visão turva e, em casos mais graves, cegueira.

 

Glaucoma

Glaucoma é a causa secundária de cegueira permanente, em países desenvolvidos. Com o tabagismo, a sua progressão é acelerada e os sintomas tornam-se muito mais graves. Continuar a fumar com esta patologia incurável desencadeia complicações.

 

Ambliopia

ambliopia é uma neuropatia rara capaz de causar uma grave diminuição da acuidade visual. Tem origem em várias causas, mas está mais associada ao álcool e ao tabaco de cachimbo, além da deficiência de vitaminas.

 

Sabia que fumar acelera a perda de visão? (lentesdecontacto365.pt)

domingo, 6 de outubro de 2024

"A Ansiedade É Uma Companheira Cruel"

 

Livro premiado na Suíça - VIII Prêmio Talentos Helvéticos-brasileiros*

Sinopse
Este não é um livro leve. Não é bonito. Não é poético.
Ele é feio, é pesado. Um soco no estômago.
Retrata fidedignamente como eu estava me sentindo. É sufocante. É duro.
Foram muitas lágrimas derramadas. Muitas crises atravessadas. Coração acelerado durante dias, o dia inteiro.
Minha casa parecia o pior lugar do mundo e o último para onde eu queria voltar.
Foi horrível admitir a derrota, foi horrível ter que ceder.
Mas seria muito mais horrível continuar sofrendo tanto.

Que sejamos corajosos.

 


Pequeno excerto de uma entrevista à Milena Farias feita pelo pelo jornal brasileiro Zero Hora de Porto Alegre (Rio Grande do Sul):

“O que era um sentimento ruim virou inspiração. O resultado do trabalho de Milena Farias, 24 anos, agora a levará para a Suíça, em março, para ser premiada. Moradora de Morro Reuter, no Vale do Sinos, a jovem receberá um troféu em Genebra pela publicação do seu e-book de poesias chamado A Ansiedade É Uma Companheira Cruel, em que ela expressa seus pensamentos sobre o tema.

— Passei por uma fase muito difícil no ano passado, desenvolvi ansiedade. Então escrevi isso para me refugiar, desabafar e enxergar uma luz. Transformei isso em um livro e resolvi publicar — explica Milena.

...

Mesmo com apenas 24 anos, a jovem já possui seis publicações, sendo dois livros físicos e cinco e-books (livros disponibilizados de maneira digital). O gosto pela leitura, segundo ela, sempre esteve presente. E a primeira publicação ocorreu ainda na escola.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao/noticia/2024/02/jovem-de-morro-reuter-recebera-premio-na-suica-por-livro-de-poesias-sobre-ansiedade-clsw05kq2004q016lz6xlvx3t.html

 


Amazon.com.br eBooks Kindle: A ansiedade é uma companheira cruel, Farias, Milena

Livro A Ansiedade É Uma Companheira Cruel de Milena Farias (Português) | Worten.pt

 

*Promovido pela editora suíço-brasileira desde 2016, o Prêmio Talentos Helvéticos Brasileiros homenageia obras que se destacaram no cenário cultural dos dois países, incentivando um intercâmbio cultural que visa, também, promover autores independentes.

 

A escolha das obras premiadas obedece a critérios de originalidade, ineditismo, linguagem, desenvolvimento e criatividade.

 

https://www.entreriosjornal.com/2023/01/escritora-arealense-e-indicada-premio.html

 

sábado, 5 de outubro de 2024

Campanha «leve só o sono para a cama»

O isolamento social e as mudanças da rotina impostas pela 

pandemia COVID-19, têm vários efeitos na saúde física e mental,

incluindo a perturbação do sono.

A crise pandémica tem sido associada a perturbações da saúde 

mental causadas pela própria doença, pelo receio da doença e 

pelo confinamento. 

Os sintomas de ansiedade e depressão aumentaram em vários 

países partir de abril de 2020 e existe evidência de aumento do 

consumo de substâncias ilícitas e ideação suicida.

Um estudo português realizado no Hospital de S. João demonstrou 

que quase 70% dos incluídos sofreu pelo menos uma perturbação 

do sono e o aumento dos despertares noturnos foi a perturbação mais 

frequente. A British Sleep Society reconhece que ¾ da população 

sofreram pelo menos alguma alteração do seu sono.

Os pedidos de consulta de insónia aumentaram em vários países. 

O aumento de perturbações do sono em 2020 foi realçado em 

diferentes publicações provenientes de vários países que estudaram 

o impacto do isolamento, da quarentena, ansiedade, stress e perdas 

económicas no sono.

A campanha «leve só o sono para a cama» pretende:

- abordar o impacto da pandemia no sono;

- salientar o aumento de perturbações do sono em relação com a 

crise pandémica;

- enfatizar o papel do sono num sistema imunitário mais eficaz;

- chamar a atenção para a janela de oportunidade de um 

confinamento para a adoção de estilo de vida saudável, incluindo 

um bom sono;

- salientar que o período de confinamento também é um momento 

de reflexão e de estar atento aos sinais de uma doença do sono 

prévia a pandemia;

- nos indivíduos com doença pré-existente – salientar a necessidade 

de cumprimento do tratamento;

- educar sobre medidas para um bom sono, mesmo durante a 

pandemia.



Sociedade Portuguesa de Pneumologia - SPP (sppneumologia.pt)

Sociedade Portuguesa de Pneumologia - SPP (sppneumologia.pt)

Sociedade Portuguesa de Pneumologia - SPP (sppneumologia.pt)

Sociedade Portuguesa de Pneumologia - SPP (sppneumologia.pt)