quarta-feira, 1 de maio de 2024

Estudo relaciona dieta com qualidade do sono

 Um novo estudo sugere que a qualidade do seu sono pode estar relacionada ao tipo de alimento que você ingere.

O estudo envolveu 26 adultos. Eles tinham peso normal e idade média de 35 anos.

Os resultados mostram que uma maior ingestão de fibras previu mais tempo gasto na fase de sono “profundo” ou de ondas lentas. O maior consumo de gordura saturada foi associado a menos sono de ondas lentas. A maior ingestão de açúcar também foi associada a mais despertares do sono.

O estudo também descobriu que os participantes adormeceram mais rápido após fazerem refeições fixas fornecidas por um nutricionista. As refeições tinham menos gordura saturada e mais proteínas do que as refeições auto selecionadas. Os participantes demoraram em média 29 minutos para adormecer depois de consumirem alimentos e bebidas de sua escolha. Eles levaram apenas 17 minutos para adormecer depois de comerem refeições controladas.

“Este estudo enfatiza o fato de que a dieta e o sono estão interligados na estrutura de um estilo de vida saudável”, disse o Dr. Nathaniel Watson. Ele é presidente da Academia Americana de Medicina do Sono.

Pesquisas anteriores também mostraram que seu sono pode afetar o que você come. Ao dormir pelo menos 7 horas por noite , você terá menos probabilidade de desejar junk food doce, salgado ou gorduroso.

Saiba mais sobre o estudo no Journal of Clinical Sleep Medicine: Fibra e gordura saturada estão associadas ao despertar do sono e ao sono de ondas lentas .



https://www.facebook.com/100041475439568/posts/1533279263482799/

https://sleepeducation.org/study-links-diet-sleep-quality/

https://sleepeducation.org/get-involved/campaigns/

Incentivos para as Empresas - “Hong Kong Smoke-free Leading Company Awards 2023”

 

Premiados de 2023

Prémio Empresa Líder Livre de Fumo de Hong Kong 2023

A fim de promover uma Hong Kong sem fumo, o Conselho de Hong Kong sobre Tabagismo e Saúde (COSH) organizou os “Prémios para Empresas Líderes Sem Fumo de Hong Kong” desde 2011, com o objetivo de encorajar o sector empresarial a promover mensagens antitabagismo. às suas partes interessadas, incluindo funcionários, clientes e o público em geral, de forma contínua, bem como para homenagear as empresas/organizações de destaque pelos seus esforços na implementação de políticas antifumo. Os prêmios em 2023 atingiram um novo patamar com mais de 730 empresas/organizações participantes, mais de 150.000 funcionários foram beneficiados.

Após o julgamento final pelo painel de jurados independentes em janeiro de 2024, 3 empresas foram premiadas com o “Smoke-free Leading Excellence Gold Awards” pelo seu compromisso contínuo; 9 empresas foram galardoadas com “Gold Awards”, 11 empresas foram galardoadas com “Silver Awards”, 1 empresa foi galardoada com o “Outstanding Participation Award” e mais de 600 empresas foram galardoadas com “Certificado de Mérito”. Nos últimos anos, o desenvolvimento corporativo enfatiza o conceito de ESG (Governança Ambiental e Social). A COSH apresentou o “Prêmio Outstanding ESG Smoke-free Involvement” e uma empresa foi homenageada com este prêmio. Os premiados são de diferentes indústrias, incluindo construção, administração de propriedades, bancos, catering, logística, universidades e departamentos governamentais, etc., mostrando que as empresas locais estão trabalhando ativamente para aumentar a conscientização pública sobre os malefícios do tabagismo, e os resultados são óbvios para todos.

 Empresa lançou um conjunto de adesivos de WhatsApp e minijogos interativos para divulgar mensagens antifumo.



https://www.smokefreeleadingcompany.hk/en/about_us/programme_details/

 

 

Suplementos que combatem a ansiedade - Probióticos e os Prebióticos

 

Sophie Seromenho no livro “Não é Loucura, É Ansiedade” explica quais os suplementos temos ao nosso dispor para dar suporte ao nosso corpo, não esquecendo de que o fundamental é alimentar-nos adequadamente. Não há nada que substitua a comida verdadeira. Entre outros suplementos a Sophie sugere os Probióticos e os Prebióticos.

 


Probióticos

Os probióticos são descritos como micro-organismos vivos («bactérias boas») que, ao serem administrados em quantidades adequadas, trazem vantagens à nossa saúde. Entre os seus efeitos destacam-se a normalização da  microbiótica, a diminuição da permeabilidade intestinal, a proteção contra invasores patogénicos, o auxílio nos restabelecimentos pós-antibioticoterápicos e fortalecimento do sistema imunitário. Os probióticos mais comuns são as bactérias dos géneros Lactobacillus e Bifidobacterium, e leveduras como o Saccharomyces spp.

Os probióticos podem ser encontrados nos iogurtes e leites fermentados, como por exemplo o kefir, na kombucha, em alimentos como o saurkraut e o kimchi, ou em forma de suplementação, estando, por vezes, presentes na forma combinada com prebióticos.

Neste caso, quando um produto contém pré e probióticos em simultâneo, designa-se por simbiótico.

Prebióticos

Os alimentos prebióticos são aqueles que contam com tipos específicos de fibras alimentares – que são compostos não digeríveis pelo nosso corpo. Essas fibras são responsáveis por «alimentar» as bactérias saudáveis que  habitam no nosso trato gastrointestinal e, dessa maneira, favorecer ainda mais o funcionamento desse sistema. Têm capacidade para modificar a composição da microbiota intestinal, de modo que as bactérias benéficas se tornem predominantes.

Como tal, alimentos desse tipo devem ser sempre consumidos em conjunto com os probióticos (em volumes adequados). Assim, favorecem a multiplicação benéfica de bactérias específicas no sistema gastrointestinal. A microbiótica intestinal é um ecossistema que age de forma simultânea e mútua com as células do nosso corpo por um processo de simbiose, no qual nenhum dos dois prejudicado. O equilíbrio pode ser mantido por meio de uma alimentação rica em probióticos e prebióticos.

https://mrnutricao.wordpress.com/wp-content/uploads/2013/07/pro-e-pre.jpg