terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Ciclo da Ansiedade

 


«Já viste, em filmes, que o miúdo mais magrinho e pequenino é sempre o alvo de bullying do rapaz matulão lá da escola, certo? Gosto de dizer aos meus clientes que a ansiedade é como um miúdo bully que te quer fazer mal e humilhar, e tu és a criança frágil e pequena cheia de medo.

O que é que costuma acontecer sempre nos filmes? Só quando o miúdo pequeno decide enfrentar o bully é que consegue superar a situação, não é verdade? É assim que gosto de ver a ansiedade e a nossa relação com ela.

Quando a mente ansiosa assume o controlo, a resposta automática é fugir ou evitar a fonte da ansiedade. (...) Quanto mais medo tu tens e mais mostras ao rapaz bully, mais mal ele te faz, pois sabe que está a provocar o efeito que quer, que comanda a situação. E mais fraco tu te sentes. Por isso, para que as coisas mudem, terás de enfrentar o miúdo. Com medo e ansiedade, mais vais ter de lhe gritar que não tens medo dele.»

 


https://www.google.com/search?q=daisy+chain+film+animado+narrado+por+kate+winslet&rlz=1C1GCEU_pt-PTPT995PT995&oq=daisy+chain+film+animado+narrado+por+kate+winslet&aqs=chrome..69i57.8315j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:3468fd97,vid:PGxmschhkNg

“you don´t alone...”

Seromenho, S. (2022). Não é Loucura, é Ansiedade - Primeiros Socorros para Combateres a Doença do Século. Lisboa: Contraponto.

 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Herói do Sono – escolher o melhor colchão

 “Sono

Não há nada como o sono.

E no entanto, com todo o stress do mundo moderno, está a tornar-se cada vez mais desafiante desfrutar de uma boa noite de sono.

Embora os aspetos emocionais e psicológicos não possam ser ignorados, o seu lado físico – encontrar os produtos certos para o sono que o ajudem a dormir bem – é igualmente importante.

É por isso que estamos empenhados em ajudá-lo a encontrar os melhores colchões e acessórios de sono.

Queremos ajudar milhões de consumidores em todo o mundo a fazer melhores escolhas – mais facilmente.

Afinal de contas, um bom sono começa com um bom colchão.

Dormir é importante.

E queremos ajudá-lo a desfrutar mais ainda das suas noites de sono.

Quem são os Heróis do Sono?

Somos uma equipa de viciados em sono super entusiastas de todo o mundo que testam centenas de produtos para dormir e partilham tudo - o bom, o mau, e o desconfortável - consigo.

A nossa missão é ajudar milhões de consumidores de todo o mundo a fazer melhores escolhas - e mais facilmente.

Queremos ajudá-lo a fazer a escolha certa para o seu sono ... porque o seu sono é importante!

O Herói do sono foi criado em 2021 e faz parte de uma rede global de sites parceiros.

.....



Como navegar no website do Herói do sono?

O design do nosso website será, assim o esperamos, bastante intuitivo, mas a compra de um novo colchão poderá não o ser.

Sugerimos os seguintes passos:

Se é a primeira vez que compra um novo colchão, sugerimos que comece com a nossa secção de Conselhos. Aqui, encontrará respostas às perguntas mais importantes que possa ter.

Transpira enquanto dorme? Partilha a sua cama com um parceiro? Quer um colchão de luxo? Na secção Melhores Colchões, encontrará guias para encontrar o melhor colchão para as suas necessidades.

Assim que tiver uma seleção de colchões que possa considerar, sugerimos que se dirija à nossa secção de As nossas opiniões, onde encontrará análises aprofundadas dos melhores colchões disponíveis.

Antes de efetuar a sua compra, certifique-se de que não precisa de mais nada - como uma almofada, edredão, ou roupa de cama. A nossa secção de Acessórios de Sono pode ajudá-lo.

Finalmente, uma vez que tenha decidido tudo o que precisa, dirija-se à página de Descontos para receber códigos de desconto exclusivos.”

https://www.heroi-do-sono.pt/sobre-nos

domingo, 1 de janeiro de 2023

A propaganda dos produtos de tabaco no Séc. XXI

 

Recentemente doze Sociedades Cientificas Portuguesas elaboraram um documento a manifestar o seu desagrado e recomendação à população para a não experimentar, nem utilizar os Produtos de Tabaco Aquecido (PTA) como alternativa ao tabaco tradicional, dado que, o risco para a saúde humana mantém-se, a própria indústria não o desmente, e a melhor forma de salvaguardar a saúde das populações e do ambiente é não fumar nicotina.

A mensagem é simples, para os jovens o melhor é não experimentar produtos que contenham nicotina (cigarros e outros). Quanto aos fumadores que não se sentem motivados ou não encontram razões, ainda, para parar de fumar, podem e devem expor  as dúvidas ou crenças aos profissionais de saúde que estarão disponíveis para o aconselhar sobre qual o melhor tratamento de acordo com as boas práticas e base científica comprovada.

Os PTA, contêm nicotina, substância altamente aditiva e que provoca dependência e outros produtos que são adicionados, aumentando assim a atratividade ao consumo, como seja os açúcares e aromas (mentol, café, chocolate, banana, manteiga, canela, cravo, eucalipto, menta, morango, baunilha, entre outros). Atualmente, o experimentar e uso de PTA pelos adolescentes está a sofrer um crescimento exponencial e já se demonstrou que aumenta o risco de iniciação no consumo de cigarros tradicionais e noutras drogas para além do risco de renormalização do tabagismo e da epidemia da nicotina, através do uso duplo com os cigarros convencionais.

A nova tática da indústria do tabaco passa pela  contratualização  dos chamados influenciadores de mídias sociais - quase celebridades com elevado número de seguidores - para promover e comercializar seus produtos diretamente aos jovens no Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat, segundo um documento de consenso elaborado por mais de 100 organizações de saúde publica de vários países e divulgado pelo site Crianças Livres de Tabaco www.tobaccofreekids.org com sede nos EUA.


https://ojoioeotrigo.com.br/2021/09/as-novas-velhas-estrategias-para-camuflar-a-publicidade-do-cigarro/

Esta estratégia de marketing agressivo, é apenas uma entre outras que são usadas pelas empresas de tabaco para atrair os novos clientes e aumentar as vendas como por exemplo: Reduzir as preocupações com a saúde do consumidor através de alegações de que os PTA são produtos de risco reduzido; Manter ou aumentar a aceitação social do fumador; Abertura de lojas de venda dedicada para demonstrações e vendas, por exemplo, a iOS, juntamente com suporte de cal center para os consumidores.

Todas as formas de uso do tabaco são prejudiciais. O tabaco é inerentemente tóxico e contém carcinogéneos, mesmo em sua forma natural. Portanto, a OMS recomenda que estes produtos sejam sujeitos às mesmas medidas políticas e reguladoras aplicadas a todos os outros produtos de tabaco, em conformidade com a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS (WHO FCTC).

Portanto o slogan é: Não experimente consumir nicotina. Pare de consumir o mais precoce possível.

Texto por Manuel Rosas, Psicólogo Clínico
Fundação Portuguesa do Pulmão, Delegação de Viana do Castelo, Junho 2019

https://www.fundacaoportuguesadopulmao.org/destaques/conteudos/a-propaganda-dos-produtos-de-tabaco-no-sec-xxi/