domingo, 15 de dezembro de 2019

Cinesioterapia

Este mês falamos da prática  da Cinesioterapia, que quer dizer literalmente, terapia do movimento (do grego kinesis, movimento e therapeia, terapia. De origem oriental, atualmente é a terapia mais utilizada, sendo importante por estar ligada a todas às outras formas de terapias físicas, como a Hidroterapia. É a designação dos processos terapêuticos que visam a reabilitação funcional através da realização de movimentos ativos e passivos. Tem como objetivo prevenir, eliminar ou diminuir os distúrbios do movimento e função.(wikipédia)
Esta prática vem salientar a importância da prática de hábitos saudáveis para evitar problemas futuros na sua saúde, claro está que o facto de ter (ou pretender) conseguido Deixar de Fumar a prática (por exemplo) das caminhadas vai ajudar a recuperar saúde e aumentar a auto-estima.
A falta de exercício físico tornou-se hoje em dia num problema médico de 1ª ordem. O nº de indivíduos que, devido ao seu modo de vida sedentário, sofrem de graves perturbações da saúde é cada vez maior nas civilizações industriais. Nunca tivemos tanta liberdade e tantas possibilidades de fazer exercício como hoje. Mas apesar disso, levamos uma vida sedentária e, quando nos deslocamos, é sobre quatro rodas, em ruas poluídas pelos gases de escape dos veículos automóveis. Quem fizer todos os dias, seja qual for o tempo, 1 hora de exercício ao ar livre ou outro desporto, evitará certamente muitas doenças da civilização. Se bem, que a constituição física do homem não seja a de um «animal de corrida», como o cão ou a gazela, um mínimo de exercício é indispensável para a manutenção da saúde. Uma atividade desportiva racional, adaptada à constituição, à idade e à capacidade individual, contribui para a manutenção da saúde física e psiquica. Recomenda-se sem reservas exercícios como a marcha a pé, a natação, a ginástica e os exercicíos de atletismo ligeiro. O exercício físico aliado ao da experiência comunitária tem um efeito muito positivo para o praticante. 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:LEIBOLD,Gerhard - O livro da medicina natural: Editorial Presença , 1982. ISBN 9789722315555
Uma boa oferta para quem quer Deixar de Fumar.