Dois sintomas negativos do tubo digestivo, onde se pode perceber que a nicotina tem uma papel positivo para o desenvolvimento dos mesmos:
Inflamação da mucosa gástrica (gastrite):
Frequentemente no estômago, principalmente se os alimentos são ingeridos apressadamente e insuficientemente mastigados. A causa de uma trituração insuficiente dos alimentos também pode ser atribuída a maus dentes. Outras causas de uma gastrite são as infeções, as intoxicações, os excessos da mesa (comida e bebida), a ingestão de alimentos ou bebidas demasiado quentes ou demasiado frios, o abuso do álcool e da nicotina. A inflamação da mucosa gástrica pode começar subitamente com uma sensação de peso no estômago, azia, sensação de enfastiamento, repugnância pelos alimentos, mau hálito, lingua suja e, muitas vezes, também vómitos. Se a gastrite não for completamente curada e a sua causa eliminada, pode manifestar-se uma gastrite crónica, acompanhada da mesma sintomatologia, mas menos acentuada. No decurso desta doença, a atividade das glândulas gástricas é cada vez mais insuficiente, a mucosa gástrica é destruída e manifesta-se, consequentemente, uma assimilação incompleta dos alimentos, anemia e outras carências. A gastrite crónica provoca frequentemente úlceras gástricas e cancro do estômago.
Úlcera gástrica:
Geralmente, o ácido clorídrico do estômago não ataca a mucosa gástrica que está protegida pelo muco. Só uma mucosa já lesada e insuficientemente irrigada é destruída pelo suco gástrico, dando origem a uma úlcera gástrica. Uma irrigação insuficente em consequência de espasmos vasculares provocados por um stress permanente, o medo, a angústia, os esforços execessivos ou o abuso da nicotina constituem outras causas importantes da úlcera gástrica. Entre os fatores que desempenham um papel importante na úlcera gástrica, avultam os de ordem psíquica. Finalmente, os alimentos ou as bebidas demasiado quentes ou frios, ou os alimentos temperados, podem lesar também a mucosa. Os sintomas de úlcera gástrica são dores pouco depois de comer e em jejum, que desaparecem temporariamente quando se come.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: LEIBOLD, Gerhard - O livro da medicina natural: Editorial Presença, 1982. ISBN 9789722315555