quarta-feira, 30 de maio de 2018

“Eu Fumo Tu Fumas”

Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de Maio
Alergias
No âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala anualmente no dia 31 de Maio, a Sociedade Portuguesa de Pediatria insiste na prevenção da exposição ao Fumo Ambiental de Tabaco (FAT), relembrando a campanha da Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Prevenção e o Controlo do Tabagismo,   lançada em Março deste ano.
Em Março deste ano decorreu na televisão, rádio, imprensa e internet a campanha publicitária lançada pela DGS “Eu Fumo Tu Fumas” . Os principais destinatários foram os pais e cuidadores de crianças, sensibilizando-os para o perigo “invisível” do fumo do tabaco, recorrendo a imagens de crianças e bebés a exalar o fumo do cigarro que um adulto fuma.
Sabe-se que para além da nicotina, o tabaco contém mais de 4000 substâncias com efeitos tóxicos e irritantes, outros com efeitos cancerígenos e substâncias radioativas. TODOS os produtos do tabaco são nocivos para a saúde, NÃO havendo um LIMIAR seguro de exposição. As concentrações em espaços fechados, como os restaurantes, ou espaços confinados, como os automóveis, podem ser especialmente elevadas. Estes químicos tóxicos permanecem no interior da casa ou do carro muitas horas depois de se ter fumado um cigarro, não desaparecendo totalmente, mesmo com as janelas abertas.
Mais de 80% do fumo do tabaco é invisível, impedindo que as pessoas tenham uma verdadeira percepção do risco a que estão expostas e, por esse motivo, fiquem menos atentas aos outros quando fumam e mais tolerantes com quem fuma perto de si. Quando alguém fuma, todos fumam à sua volta. As crianças são particularmente vulneráveis ao FAT sobretudo por não terem como defender o seu direito a viver num ambiente sem fumo. A exposição de recém-nascidos e crianças às substâncias tóxicas e cancerígenas presentes no FAT está associada a graves problemas de saúde, tais como a morte súbita do lactente, infeções respiratórias de repetição, infecções nos ouvidos e indução e exacerbação de crises de asma. Contribui também para que as crianças aprendam a conviver com o tabaco, como produto de consumo comum, e se sintam mais atraídas por experimentar fumar, quando atingem a adolescência.
AQUI os pais e conviventes com crianças no agregado familiar podem encontrar informação sobre os malefícios do fumo ambiental do tabaco e os seus efeitos nos não-fumadores, incluindo as crianças, e alertas em como evitá-lo, bem como os primeiros passos para deixar de fumar.
No âmbito da prevenção do tabagismo a nova Proposta de Lei elaborada pelo Governo, transpondo as Diretivas Europeias mais recentes, contempla já algumas medidas destinadas a proteger crianças e trabalhadores da exposição ao FAT, pois pretende eliminar espaços de uso público, como bares e restaurantes, partilhados por fumadores e não fumadores. No entanto, para a indústria de restauração, hotelaria e diversão está contemplada uma moratória de cinco anos (até 2020) na execução da mesma. Evidência ao redor do mundo demonstra que só a proibição abrangente em todos os locais públicos é eficaz na proteção das pessoas contra a exposição ao FAT. Assim sendo, até que esta seja a realidade em Portugal, a forma de reduzir a exposição das crianças ao FAT passa por aumentar a percepção da população sobre os riscos da exposição das crianças e incentivar à modificação de atitudes/comportamentos dos fumadores em relação ao consumo de tabaco em locais fechados.
A campanha da DGS, “Eu Fumo Tu Fumas” é um primeiro passo de alerta e motivação para parar de fumar aumentando assim o número de domicílios e de carros livres de fumo.

Links úteis:
http://eufumotufumas.com
https://www.dgs.pt/ms/5/default.aspx?id=5516

Dr.ª Carolina Constant
Texto elaborado por solicitação para o Portal C&F, SPP 2005.05.28©

terça-feira, 22 de maio de 2018

Álcool e tabaco de longe a maior ameaça à saúde humana

Álcool e tabaco são a maior ameaça à saúde. Em 2015 o uso conjunto destas substâncias custou à globalidade da população mundial mais de 250 milhões de anos de vida saudável.
Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre
Álcool e tabaco são de longe a maior ameaça ao bem-estar humano, entre todas as substâncias que causam dependência, indica um relatório publicado esta sexta-feira na revista Addiction.
Utilizando a mais atual informação sobre álcool, tabaco e substâncias ilícitas, os autores do trabalho concluíram que em 2015 o uso conjunto de álcool e tabaco custou à globalidade da população mundial mais de 250 milhões de anos de vida saudável, aos quais se juntam mais algumas dezenas de milhões devido ao consumo de drogas ilícitas.
De todas as substâncias, a que tem um maior peso na saúde humana é o tabaco, sendo as drogas ilícitas que têm o menor peso. Estimativas globais sugerem que quase um em cada sete adultos (15,2%) fuma tabaco e um em cada cinco relata pelo menos um consumo de álcool em grande quantidade no último mês.
Comparando com o resto do mundo, a Europa Central, Oriental e Ocidental regista um maior consumo de álcool per capita e uma maior percentagem de consumos elevados. As mesmas regiões também detêm as maiores prevalências de tabagismo, embora o uso de drogas ilícitas seja muito menos comum: menos de uma em cada 20 pessoas usou canábis no último ano e os consumos estimados de anfetaminas, opiáceos e cocaína também são muito baixos.
Ao contrário, países como os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia têm das mais altas taxas de dependência de drogas ilícitas. O relatório, “Estatísticas globais sobre Álcool, Tabaco e uso de drogas ilícitas: relatório da situação 2017”, usa dados de instituições como a OMS e a ONU.
https://observador.pt/2018/05/11/alcool-e-tabaco-de-longe-a-maior-ameaca-a-saude-humana/

sábado, 5 de maio de 2018

Mãeeeeeeeeeeeee


Véspera do dia da mãe, há sempre um pedido especial e um agradecimento doce.


Resultado de imagem para mae galinha

"Mãe (também chamada de progenitora ou genitora) é o ser do sexo feminino que gera uma vida no seu útero como consequência de fertilização ou que adota uma criança ou filhote, que por alguma razão não pode ficar com seus pais. É também o equivalente feminino do pai. A fertilização de óvulos humanos femininos ocorrida in vitro, em laboratórios ou hospitais, na modernidade, estendeu as considerações milenares sobre a maternidade.
Mãe também é, para todos os efeitos, aquela pessoa do género feminino que adota, cria, e cuida de uma criança gerada por outrem. Encontra-se com frequência casos em que uma mãe desempenha o papel de mãe e de pai em simultâneo, e outros casos em que o pai cumpre o papel de pai e de mãe. Em certos casos a comunidade, o Estado, ou até mesmo outras crianças procuram fazer o papel de mãe na vida de certas crianças ou adolescentes.
Em sua homenagem, todos os anos, no segundo domingo do mês de maio (no Brasil) ou no primeiro domingo de Maio (em Portugal), é celebrada uma homenagem às mães, conhecida por Dia das mães."
https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A3e
www.parardefumar.pt

terça-feira, 1 de maio de 2018

Tem mãos e pés frios permanentemente?

Pés frios: má circulação e outras causas

  • Gondomar
  • Bem-estar
A sensação de pés frios, normalmente, é indicadora de má circulação sanguínea, mas pode ter outras causas. Saiba tudo aqui.
Pés frios: má circulação e outras causas
O que precisa de saber para prevenir a sensação de pés frios

Tem os pés frios com muita frequência? Este é um problema que está quase sempre associado à má circulação sanguínea e este problema não deve ser considerado menor.
Nestas situações, o sangue sente dificuldades em passar pelas veias e artérias e assim é mais difícil chegar às extremidades do corpo. Ainda assim, a sensação constante de pés frios pode não estar relacionada com nenhuma doença vascular nem cardíaca.

PÉS FRIOS: CAUSAS

A sensação de pés frios pode estar relacionada com:
  • A anemia provocada pela falta de ferro. Esta carência, muitas vezes, afeta a produção de calor no corpo e provoca a sensação de frio nas mãos e/ou nos pés;
  • Durante a gravidez pode existir constrição dos vasos sanguíneos, e desta forma o fluxo de sangue dos membros inferiores é reduzido a favor dos órgãos vitais, ficando aqueles mais frios;
  • Quem sofre de tensão baixa pode sentir também as mãos e os pés frios.

PÉS FRIOS: TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Para diminuir a sensação de frio nos pés e, consequentemente, a má circulação, poderá ser necessário recorrer a medicamentos diuréticos.
Também poderá necessitar de tomar medicamentos para a má circulação mas estes devem ser receitados pelo seu médico. Deve seguir uma dieta especial e também deve praticar exercício físico para fortalecer os músculos e ativar a circulação.

PARA ALÉM DISTO RECOMENDA-SE:

  • Beber muita água todos os dias, para hidratar o organismo e libertar as toxinas acumuladas;
  • Caminhar cerca de 30 minutos todos os dias, para estimular a circulação sanguínea;
  • Manter os pés limpos e secos;
  • Não pressionar ou esfregar os pés durante a limpeza;
  • Os doentes diabéticos devem controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • Durante o inverno deve usar roupas quentes como, por exemplo, meias e luvas para manter o calor do corpo;
  • Deixe de fumar, pois o fumo danifica os vasos sanguíneos e provoca uma barreira na corrente sanguínea;
  • Fazer massagens aos pés sempre de baixo para cima, para ajudar o sangue a circular melhor;
  • Não utilizar calçado demasiado apertado;
  • Evite ficar parado por longos períodos de tempo.
http://www.e-konomista.pt/artigo/pes-frios/
www.parardefumar.pt