domingo, 9 de dezembro de 2018

Inflamação da mucosa gástrica e Úlcera gástrica

Dois sintomas negativos do tubo digestivo, onde se pode perceber que a nicotina tem uma papel positivo para o desenvolvimento dos mesmos:
Inflamação da mucosa gástrica (gastrite):
Frequentemente no estômago, principalmente se os alimentos são ingeridos apressadamente e insuficientemente mastigados. A causa de uma trituração insuficiente dos alimentos também pode ser atribuída a maus dentes. Outras causas de uma gastrite são as infeções, as intoxicações, os excessos da mesa (comida e bebida), a ingestão de alimentos ou bebidas demasiado quentes ou demasiado frios, o abuso do álcool e da nicotina. A inflamação da mucosa gástrica pode começar subitamente com uma sensação de peso no estômago, azia, sensação de enfastiamento, repugnância pelos alimentos, mau hálito, lingua suja e, muitas vezes, também vómitos. Se a gastrite não for completamente curada e a sua causa eliminada, pode manifestar-se uma gastrite crónica, acompanhada da mesma sintomatologia, mas menos acentuada. No decurso desta doença, a atividade das glândulas gástricas é cada vez mais insuficiente, a mucosa gástrica é destruída e manifesta-se, consequentemente, uma assimilação incompleta dos alimentos, anemia e outras carências. A gastrite crónica provoca frequentemente úlceras gástricas e cancro do estômago.
Úlcera gástrica:
Geralmente, o ácido clorídrico do estômago não ataca a mucosa gástrica que está protegida pelo muco. Só uma mucosa já lesada e insuficientemente irrigada é destruída pelo suco gástrico, dando origem a uma úlcera gástrica. Uma irrigação insuficente em consequência de espasmos vasculares provocados por um stress permanente, o medo, a angústia, os esforços execessivos ou o abuso da nicotina constituem outras causas importantes da úlcera gástrica. Entre os fatores que desempenham um papel importante na úlcera gástrica, avultam os de ordem psíquica. Finalmente, os alimentos ou as bebidas demasiado quentes ou frios, ou os alimentos temperados, podem lesar também a mucosa. Os sintomas de úlcera gástrica são dores pouco depois de comer e em jejum, que desaparecem temporariamente quando se come.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: LEIBOLD, Gerhard -  O livro da medicina natural: Editorial Presença, 1982. ISBN 9789722315555

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Influência do tabagismo na fertilidade, gestação e lactação

Hoje colocamos aqui o Resumo do trabalho científico (e o link do PDF) realizado por Paulo Roberto Bezerra de Mello, Gilberto Rodrigues Pinto, Clovis Botelho, onde pode ajudar a convencer aqueles/as que ainda estão reticentes em dizer não ao tabaco.
 
Objetivo: descrever a influência do tabagismo nas diferentes fases do processo reprodutivo, fecundação, gestação e lactação, destacando os mecanismos de ação dos principais componentes tóxicos do cigarro nestas fases. Sugerir medidas profiláticas de controle ambiental e de como reduzir a exposição da criança à fumaça do tabaco.
Métodos: revisão bibliográfica não sistemática sobre os temas  abordados, utilizando-se da base de dados do MEDLINE.


Resultados: o tabagismo atua negativamente nas diferentes fases da reprodução, por ação direta de seus principais componentes tóxicos, a nicotina e o monóxido de carbono. Reduz a taxa de fertilidade, compromete a duração da gestação e o peso do concepto. Também diminui a produção de leite da nutriz fumante e o tempo de lactação, comprometendo o ganho de peso da prole, por mecanismos ainda não bem compreendidos, nos quais a prolactina pode estar envolvida.
Conclusões: os efeitos do tabagismo comprometem a qualidade da função reprodutiva em diferentes fases, por atuar principalmente sobre o desenvolvimento do concepto, tanto na fase intra quanto na fase extra-uterino. Por ser um período de contato mais freqüente da mulher fumante com o profissional de saúde, a gestação e a lactação deveriam ser alvo especial de campanhas antitabágicas  

 


J Pediatr (Rio J) 2001; 77 (4): 257-64: tabagismo, fertilidade, gestação, lactação, aleitamento materno.
 
Paulo Roberto Bezerra de Mello1, Gilberto Rodrigues Pinto2, Clovis Botelho3

 
 
.

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

RECAIR /RECOMEÇAR


Não se preocupe se tiver uma recaída e recomeçar fumar. As pessoas fazem  muitas vezes quatro ou cinco tentativas antes de conseguirem parar de fumar definitivamente. Da próxima vez que tentar, poderá aproveitar as lições aprendidas desta vez para o ajudar a libertar-se do tabaco de vez, aprenda com os erros.

CONSELHO:
Se acabou de fumar um cigarro: Renove a sua decisão de parar; Deite para o lixo cigarros que eventualmente tenha; Saia da situação que o fez recomeçar a fumar – saia de casa ou vá para uma divisão diferente da casa: Ligue a um amigo ou ao Terapeuta TerLaser (acompanhamento gratuito durante 3 meses); Não deixe que isto estrague todo o esforço que já investiu.
PORQUE É QUE AS PESSOAS TÊM RECAÍDAS?
Há muitas razões que levam as pessoas a desistir da sua tentativa de parar de fumar, mas aqui estão algumas das mais comuns: Pensaram que "só um não faz mal“; Não se prepararam bem nem pensaram nos factores que lhes provocam vontade de fumar; Não encontraram outras formas de lidar com o stress; Engordaram; Pensaram em si próprios como ex-fumadores e não como não fumadores.
Todos os anos, milhares de pessoas abandonam os cigarros. Você também vai conseguir.

Agora também em Viseu:
Clínica de São Mateus
Rua Imaculado Coração de Maria,
Lote 49 R/C (Edifício Viriato)
Viseu Tlf: 232 437 055

                                         
                                        
                                         

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Como motivar o meu marido/esposa a Deixar de Fumar


A decisão de deixar de fumar deverá ser sempre pessoal – quanto mais insistir, menos vontade terá em tomar a decisão.
O processo Deixar de Fumar nem sempre é fácil, quer para quem tomou essa decisão, quer para quem convive diretamente, mas o truque será sempre manter a motivação em alta e focarem-se no objetivo inicial . Deixar de Fumar.
-Evite as críticas  -  apoie e ajude a manter a calma;
-Elogie . cada minuto que passa é uma vitória;
-Refeições – Quanto mais saudáveis forem menos lembrança terá;
-Exercício Físico – Façam em conjunto;
-Dormir – 7 a 8 horas logo mais energia e boa disposição;
-Positivo/a – lembrar porque é bom não fumar;
-Saber os malefícios do tabaco – pois só assim saberá os benefícios;
-Oiça com atenção – saber as motivações e expetativas;
-Ajude a comprometer –cumprir a promessa;
-Distraí-lo/a – filmes, passeios, conversas;
A motivação para Deixar de Fumar é importante, mas saber como fazê-lo não é menos.
Deixar de fumar é sempre possível. Importa deixar de fumar antes de haver repercussões irreparáveis na saúde. É um combate que milhares de pessoas travam e vencem diariamente.
O apoio mútuo é importante, tanto para a relação pessoal como para esta nova mudança.
Resultado de imagem para ajudar a deixar de fumar
www.terlaser.pt

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

6 marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina



Hoje apresentamos um artigo do EKonomista onde poderá ajudar a preparar-se para Deixar de Fumar:
"Quer saber quais as marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina no mercado português? Conheça a lista que fizemos para si.
6 marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina
Conheça os valores de algumas das marcas mais comuns no país

ROTULAGEM NOS MAÇOS DE CIGARROS

Atualmente, já não encontra os dados relativos às quantidades de nicotina, alcatrão e monóxido de carbono inscritos nos maços de cigarros. Porquê? A diretiva atual da Lei do Tabaco diz que “ficou demonstrado através de uma investigação que a rotulagem ANCO (rotulagem relativa ao teor de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono) é enganosa para os consumidores pois fá-los crer que alguns produtos são menos perigosos para a sua saúde”.
Ainda de acordo com a mesma diretiva, “a nova mensagem informativa vai refletir com mais exatidão as verdadeiras consequências do tabagismo para a saúde”. Agora, numa das laterais da embalagem, encontra obrigatoriamente a mensagem “Fumar mata – deixe já”, e na outra a informação “O fumo do tabaco contém mais de 70 substâncias causadoras de cancro“.
À conta da mesma atualização da Lei do Tabaco, as novas diretivas da União Europeia (UE) indicam que os maços têm de passar a conter imagens chocantes a cores em 65% da embalagem para alertar os consumidores para os perigos do tabaco. Estão previstas três séries destas imagens a cores, cada uma com 14 imagens distintas, o que significa que em cada novo ano será utilizada uma nova série, aplicando-se um sistema de rotatividade nos anos seguintes. Ao todo, serão utilizadas 42 imagens.
Assim sendo, fica mais difícil saber quais as marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina? Depende – tenha sempre em mente que, de acordo com a diretiva da UE, os países europeus são obrigados a estabelecer um limite máximo para os teores de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono incluídos em cada cigarro. Em Portugal, “os níveis de emissão dos cigarros comercializados ou fabricados em território nacional não podem ser superiores a”:
  • 10 mg de alcatrão por cada cigarro;
  • 1 mg de nicotina por cada cigarro;
  • 10 mg de monóxido de carbono por cada cigarro.
Marcas com menos alcatrão e nicotina
O E-Konomista compilou os dados de algumas das marcas mais comuns no país e diz-lhe, sem qualquer tipo de ordem de preço ou importância, quais as marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina (incluímos, ainda, os dados relativos ao monóxido de carbono):
  • Camel Activate – Alcatrão 10 mg/ Nicotina 0,7 mg/ Monóxido de carbono 10mg;
  • Chesterfield Press – Alcatrão 10 mg/ Nicotina 0,7 mg/ Monóxido de carbono 10mg
  • SG Ventil – Alcatrão 9 mg/ Nicotina 0,6 mg/ Monóxido de carbono 10mg;
  • Marlboro Gold – Alcatrão 8 mg/ Nicotina 0,6 mg/ Monóxido de carbono 10mg;
  • L&M Blue – Alcatrão 8 mg/ Nicotina 0,6 mg/ Monóxido de carbono 9mg;
  • Chesterfield Blue – Alcatrão 8 mg/ Nicotina 0,6 mg/ Monóxido de carbono 9mg
Em Portugal, estas serão as marcas de cigarro com menos alcatrão e nicotina. Ainda assim, convém lembrar que no fumo do tabaco são encontrados outros constituintes além dos analisados neste artigo: os últimos dados indicam estão registados milhares de outros componentes, 70 dos quais estão já identificados como causas prováveis para o desenvolvimento de cancro do pulmão e outras doenças respiratórias e cardíacas."
Pode também marcar a sua consulta aqui:
Rua São Miguel, 11
2241-365 Ferreira do Zêzere
Telemóvel: 968 336 662
Contacto: Natália
Horário: Seg. e Qua. a Sáb: 09H30 às 13H00 – 14H00 às 20H00
www.terlaser.pt

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

10 Regras para estar sem Fumar

Não é fácil Deixar de Fumar, mas com a nossa ajuda o seu objetivo será cumprido.
No entanto, não há milagres e por isso deve seguir estas dez regras:

1º Manter a motivação;

2º Não ter/comprar tabaco;

3º Ter sempre uma garrafa de água/chá;

4º Ter algo para comer;

5º Ter pastilhas sem açúcar;

6º Evitar ambientes com álcool e fumo;

7º Evitar refeições pesadas;

8º Evitar o café;

9º Nunca fique mais de 3 horas sem comer;

10º Dormir em média 7 a 8 horas;

Não se esqueça:

- a saúde que ganha e os seus familiares (companheiro/a, filhos);

- o dinheiro que poupa- 4 Euros dia/120 Euros mês/1500 Euros ano;

- o tempo disponível que vai ter;

- o motivo que levou a Deixar de Fumar;

- sou melhor exemplo para os meus filhos, amigos, família;

- a liberdade que adquire;

- não é o único/a a Deixar de Fumar;


Nós estamos presentes na IriaMédica - Fátima
Marque a sua consulta.

www.terlaser.com




quarta-feira, 25 de julho de 2018

Pavilhão Auricular

        A laserterapia da TerLaser consiste na estimulação de pontos específicos, com o objetivo de induzir um efeito fisiológico de bem-estar e tranquilidade fundamentais para o sucesso da cessação tabágica.
         A zona a ser estimulada é o pavilhão auricular, e é sobre ele que iremos falar nesta mensagem, de forma, a dissipar alguma dúvida que haja sobre onde é colocado o nosso laser.
         Assim, sendo, o "pavilhão auricular é formado por várias saliências e depressões. A saliência mais profunda é denominada concha (concha cava e concha cimba). Sua depressão é limitada pelo anti-hélix e pelo trago. A raiz do hélix divide a concha em duas partes: uma superior e outra inferior mais larga, que é contínua com o condutor auditivo externo, chamada concha cava. A margem superior e proeminente da orelha é denominada hélix ou hélice, que começa na cavidade da concha do pavilhão da orelha e segue circundando o pavilhão até encontrar o lóbulo.
        O lóbulo da orelha é a região inferior do pavilhão auditivo, formada por tecido gorduroso, fibroso e vasos sanguíneos cobertos por pele e comumente utilizada para dar suporte a adornos considerados de caráter feminino.
        A saliência mais interna e central da orelha constitui o anti-hélix, que se bifurca na parte superior formando a cruz superior e a cruz inferior, cuja depressão formada é denominada fossa triangular. Entre o hélix e o anti-hélix situa-se a fossa escafóide, que também é denominada canal do hélix, região localizada em uma depressão curvilínea que acompanha o formato do hélix. O tubérculo auricular é uma proeminência relativamente pequena, localizada na região superior do hélix.
       A proeminência localizada na região anterior da concha, abaixo do hélix, é denominada trago. Ele se projeta a partir do meato auditivo externo para frente, protegendo o orifício.
       A incisura superior do trago, também denominada super-trago, é uma depressão formada pela região anterior e externa do hélix e o bordo superior do trago.
       Na concha cava encontra-se o meato acústico ou meato auditivo; na sua região anterior encontra-se uma estrutura denominada; e, posteriormente ao meato auditivo e à concha cava, encontra-se o anti-trago. O anti-trago é uma pequena proeminência triangular de pontas abauladas. A fossa superior do anti-trago consiste em uma depressão relativamente pequena que se forma entre o anti-trago e o anti-hélix."(SENNA, 2012)
       É através do conhecimento da anatomia de orelha que é permitido aos terapeutas da TerLaser saberem com exactidão quais os pontos a ser estimulados pelo softlaser, de forma o tratamento protocolado ser o mais eficaz possível, permitindo atingir o sucesso na grandeza dos 90%.

Bibliografia: SENNA, Vitor Silva;SILVA, Paula Raquel; BERTAN, Hamilton - Acupuntura Auricular.Phorte editora São Paulo, 2012. ISBN 978-85-7655-342-7

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Sugestões para Deixar de Fumar


A TerLaser sugere:
*Escolha a motivação que o leva a Deixar de Fumar;
*Escolha a data que tenha algum significado para si (ex. data de nascimento do filho);
*O período de férias do trabalho é o mais adequado;
*Dia que antecede a folga semanal;
*Partilhe a sua intenção em Deixar de Fumar;
*Não compre cigarros antes da terapia;
*Faça a sua despedida (3 horas antes do tratamento);
*Faça exercício físico;
*Retire tudo o que estiver relacionado com o tabaco, da sua casa, carro, local de trabalho;
*Avalie o seu grau de dependência, utilize o Teste de Fagerström;

Você não é derrotado quando perde. Você é derrotado quando desiste. Bob Marley
 www.parardefumar.pt

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Motivação para Deixar de Fumar

Deixar de fumar, não é fácil para a grande maioria dos fumadores, mas não é impossível.
Um ex-fumador será sempre um ex-fumador. Como poderá lidar com esse facto?

motivação

mo.ti.va.ção
mutivɐˈsɐ̃w̃
nome feminino
1.
ato de motivar
2.
ato de despertar o interesse para algo
3.
conjunto de fatores que determinam a conduta de alguém
4.
processo que desencadeia uma atividade consciente
5.
exposição de motivos
6.
LITERATURA relação intrínseca e natural existente entre um signo e oseu referente
7.
apresentação de um centro de estudo que visa despertar o interesse emobilizar a atividade do aluno

fonte: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/motivação

1. aquilo que leva a agir
fonte: https://www.lexico.pt/motivacao/

Resultado de imagem para significado de motivação
https://pt.wikipedia.org/wiki/Motiva%C3%A7%C3%A3o

Talvez com esta definição, possa ser mais fácil perceber a importância da motivação para permanecer um ex-fumador.

A TerLaser é isso que faz. Durante a consulta de 90 minutos, a terapeuta recolhe o máximo de informação útil acerca do ex-fumador, sendo uma delas a motivação para deixar de fumar, o que irá permitir um aconselhamento personalizado.
O aconselhamento personalizado é feito ao longo de três meses, não tem de se deslocar,  apenas através do telefone, recebe conselhos e informações úteis para se manter motivado e focado no objetivo inicial - Deixar  de Fumar e é isso que nos distingue de todos os outros tratamentos para deixar de fumar.Além de que, como existe um acompanhamento, também permite de uma forma rápida agendar o possível reforço no caso de necessidade.

www.parardefumar.pt

terça-feira, 19 de junho de 2018

Estudo clínico - efeito da acupuntura laser


Dra Catherine Kerr, PhD, MPhil. MEd, BSc. Cert Ed. RCNT.RGN,líder de programa para as Ciências da Saúde no Middlesex Universidade de Queensway, Enfield EN3 4SF, realizou um estudo sobre o efeito do Laser de baixo nível para estimulação de pontos de acupuntura para cessação do tabagismo.
Resumo/Objetivo: determinar se a aplicação da estimulação por pontos de acupuntura a laser em pontos de acupuntura do ouvido e corpo efetivos previamente relatados foi bem-sucedida na redução dos sintomas físicos de abstinência, promovendo assim a cessação
completa do tabagismo. 
Desenho: O método utilizado foi o de um estudo duplo-cego, aleatório controlado e entrevistas semi-estruturadas. Voluntários adultos (n = 415) foram recrutados após um apelo televisivo. Após a triagem inicial e aplicação dos critérios de inclusão / exclusão, os voluntários (n = 387) foram distribuídos aleatoriamente em um dos grupos de tratamento A ou B ou C. Intervenção: Três tratamentos de laser nos dias 1, 3 e 7 do programa e um tratamento simulado no dia 14 (Grupo A) ou 4 tratamentos a laser realizados nos dias 1, 3, 7 e 14 (Grupo B) ou Grupo C com quatro tratamentos simulados nos dias 1, 3, 7 e 14. Os tratamentos simulados utilizaram um tratamento inactivo sondar de aparência idêntica à sonda ativa. Resultados: Os participantes do Grupo A e do Grupo B obtiveram uma taxa maior de não fumantes do que o Grupo C. Dos dois grupos, quatro tratamentos (Grupo B) foram mais eficazes que os três tratamentos (Grupo A). As diferenças nos comportamentos não fumantes dos três grupos foram estatisticamente significantes. Dados subjetivos relataram uma diminuição dos sintomas de abstinência após o tratamento com laser. Conclusões: A estimulação do acuponto a laser pode auxiliar na cessação do tabagismo, reduzindo os sintomas físicos de abstinência.

http://www.sld.cu/galerias/pdf/sitios/mednat/low_level_laser_for_the_stimulation_of_acupoints_for_smoking_cessation.pdf
www.parardefumar.pt