O café faz, para muitos, parte da rotina matinal, para ajudar a despertar e ganhar energia, pelo menos por umas horas. Mas ingerir cafeína pouco depois de acordar pode, afinal, ser contraproducente - Não só afeta o efeito da própria cafeína, como leva a uma tolerância à substância.
O corpo humano produz uma hormona chamada cortisol, também conhecida como a "hormona do stress", uma vez que atinge o seu pico quando estamos stressados ou com medo. Mas o cortisol é também fundamental para o ritmo circadiano, o "relógio" do organismo, que nos ajuda a acordar de manhã e a adormecer à noite. Os níveis mais elevados de cortisol são registados precisamente ao acordar, pelo que há dois "problemas" básicos com o consumo de cafeína nesta altura: a cafeína interfere na produção de cortisol - o corpo produz menos e "confia" mais na cafeína; Em segundo lugar, leva a uma tolerância a longo prazo à cafeína, fazendo com que a cafeína vá substituindo o impulso natural de energia que o corpo costumava ir buscar ao cortisol, em vez de o complementar.
Qual é, então, a melhor altura para beber café? Segundo um estudo de 2009, o cortisol tem três picos ao longo do dia: no início da manhã, entre as 6h00 e as 10h (e particularmente entre as 8h00 e as 9h00), perto do meio-dia e no final da tarde. A melhor altura para beber café é entre esses picos: entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 17h00.